CORPO DE BOMBEIROS: Catarina solicita implantação de companhias em mais quatro municípios e concurso público

Conforme a deputada Catarina Guerra, os municípios de Alto Alegre, Bonfim, São João da Baliza e São Luiz apresentam um alto índice de demandas / Foto: Diego Dantas /

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) tem companhias instaladas, além da capital, em apenas três dos 14 municípios do interior do Estado: Pacaraima, Caracaraí e Rorainópolis. Pensando nisso, a deputada estadual Catarina Guerra (Solidariedade) quer ampliar esse atendimento.

Por meio da Indicação nº 1426/2021, protocolada recentemente na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) e já lida em sessão plenária, Catarina Solicita ao chefe do Executivo a implantação de postos permanentes do CBMRR em outros quatro municípios: Alto Alegre, Bonfim, São João da Baliza e São Luiz.

Conforme a parlamentar, a intenção é melhor atender às ocorrências desses municípios, pois devido à falta de uma companhia do CBMRR, os moradores ficam vulneráveis a várias situações.

"Atualmente, a corporação só possui companhias nos municípios de Pacaraima, Caracaraí e Rorainópolis e quando surge alguma ocorrência nos municípios adjacentes, os oficiais precisam se deslocar até lá, o que demanda muito tempo para atender à demanda com rapidez e eficiência para evitar maiores prejuízos e perda de vidas humanas", afirma.

Ainda de acordo com Catarina Guerra, os municípios indicados para instalação de companhias do CBMRR apresentam alto índice de demandas. "Alto Alegre, Baliza e São Luiz, têm ocorrências potencializadas principalmente no verão, período em que costumam ocorrer as queimadas, e Bonfim, por ser região de fronteira do Brasil com a Guiana", destaca.

Em razão dessas circunstâncias, Catarina pede que o Executivo dê um olhar mais delicado à corporação, uma vez que a implantação desses postos permanentes irá potencializar os serviços ofertados, permitindo que a população tenha uma melhor cobertura nas demandas.

Concurso público

Por meio da Indicação nº 1427/2021, a deputada Catarina Guerra também solicita que o chefe do Executivo realize concurso para preenchimento das vagas previstas na Lei complementar nº 257, de 24 de julho de 2017, do CBMRR, com o objetivo de intensificar os serviços ofertados pela corporação, permitindo que a sociedade seja melhor assistida e amparada.

"Atualmente, o quadro da corporação está defasado, visto que o último concurso foi realizado no ano de 2013 e, desde então, houve um aumento populacional desenfreado em razão de diversos fatores, motivo que tem ampliado as demandas", enfatiza a parlamentar.

Catarina argumenta que a defasagem no quadro de oficiais e praças efetivos dificulta a execução dos serviços ofertados pela instituição, sobrecarregando o quadro existente, impossibilitando uma cobertura eficiente em todo o Estado de forma igualitária.

Outras indicações

A deputada Catarina Guerra também protocolou a Indicação nº 1414/2021, por meio da qual solicita ao chefe do Executivo o restabelecimento, com urgência, dos atendimentos ofertados no CER II (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), localizado no município de Boa Vista.

Já por meio da Indicação nº 1415/2021, a parlamentar solicita a reforma urgente na Escola Estadual Dom Pedro I, localizada no município de Caroebe.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário