CIRURGIAS ELETIVAS: Governo inicia a partir desta segunda-feira recadastramento presencial

Assim como pelo App Zera Fila, o recadastramento presencial será realizado até o dia 6 de dezembro / Foto: Ascom/Sesau /

Com o objetivo de dar celeridade ao trabalho de levantamento dos pacientes que aguardam por cirurgia eletiva, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizará, a partir desta segunda-feira, dia 29, em pontos estratégicos na capital e interior, o recadastramento presencial de pacientes que estão na fila única de cirurgia.

O recadastramento presencial poderá ser feito na Clínica Especializada Coronel Mota, no HC (Hospital das Clínicas), no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin), durante o dia e no período noturno, das 18h às 21h. Para quem mora o interior, as unidades da rede estadual também terão equipes para receber o usuário.

O recadastramento presencial será feito de forma paralela ao recadastramento que está sendo realizado pelo App Zera Fila, que está disponível para aparelhos com sistema Android na loja virtual Play Store. Assim como pelo App Zera Fila, o recadastramento presencial será realizado até o dia 6 de dezembro.

“Essa é uma medida importante para identificar o mais breve possível quantas pessoas estão na fila à espera por uma cirurgia. Os dados reais são fundamentais para que possamos seguir com o planejamento e colocar em prática o plano de ação para a retomada das cirurgias eletivas. Peço que baixem o aplicativo no celular e façam esse recadastramento. Quem tiver alguma dificuldade, por questões do acesso à internet, pode procurar uma dessas unidades, na capital e também no interior, que teremos servidores prontos para ajudar”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

“Serão disponibilizados pelo menos três servidores em cada unidade para o atendimento presencial dos pacientes. Eles vão esclarecer as dúvidas sobre o app e orientar como acessar o aplicativo. Nos casos em que for necessário, farão o recadastramento do usuário, por meio de aparelhos telefônicos que serão disponibilizados pela Sesau”, explicou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Recadastramento pelo App Zera Fila RR é simples e rápido

O primeiro passo é acessar a Play Store, instalar o app e realizar o cadastro. Para isso, o usuário deverá informar o nome do paciente, o nome da mãe, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), data de nascimento, sexo, endereço, telefone e email.

O segundo passo é fazer o login e responder o questionário, informando o nome da mãe, data de nascimento, endereço, quatro últimos números do telefone de contato e informar sobre a cirurgia, se foi realizada ou não.

De acordo com Mayara Bianca Carneiro, coordenadora da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle), é fundamental que o usuário siga as instruções que são simples e fáceis.

“Se o paciente responder que ainda não fez a cirurgia, ele é incluído no cadastro atualizado e o recadastramento para a fila única pelo app é concluído. Caso o paciente responda que já realizou a cirurgia, deverá ser informado se foi em unidade pública ou particular e, após essa última resposta, para esse caso, é encerrado o recadastramento pelo app”, ressaltou a coordenadora.

LIDIANE OLIVEIRA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário


Francisca Oliveira de Sousa - 02/12/2021 07h32
Quais São os procedimentos para baixar p aplicativo?
Lilian - 29/11/2021 07h03
E quem ainda nao fez nenhum cadastro de cirurgia...pode fazer pelo aplicativo tambem? Ou só em outro local...
Marinete da Silva Matos - 29/11/2021 06h09
Bom dia! Desde 2019 em dezembro,entrei na fila pra cirurgia da vesícula, ainda estou esperando, vivo com crises de dores. Sou de Pacaraima. Contato: 95 991451126 Marinete.