TJRR participa de reunião para compartilhar experiências sobre atuação na proteção migratória e de gênero

O evento ajuda a programar um calendário de políticas e ações positivas para os próximos anos / Foto: Nucri/TJRR /

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar, participou de uma reunião organizada pela Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), para compartilhar experiências entre as organizações que atuam na proteção migratória e de gênero.

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, juíza Suelen Alves, explicou que além da troca de informações sobre os desafios enfrentados pelas organizações, o evento ajuda a programar um calendário de políticas e ações positivas para os próximos anos.

“O trabalho realizado por essas organizações nos ajuda a entender a sistemática da população migrante e do atendimento a respeito dos serviços da rede de proteção à mulher. Sabemos que uma situação de abrigo pode ser geradora de conflitos, ainda mais na situação de vulnerabilidade em que elas se encontram. Então estamos sempre trabalhando junto a essas instituições para levar essa informação sobre os mecanismos de proteção”. 

A pedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Moura, destacou o aumento dos atendimentos do Poder Judiciário na área da violência doméstica. 

“Hoje 15% das medidas protetivas deferidas pelo TJRR são para mulheres imigrantes, em sua grande maioria venezuelanas. Então nós apresentamos esse desafio de atendimento quanto a diferença de idioma principalmente para explicar o funcionamento da legislação brasileira e das redes de atendimentos”, finalizou.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário