INTEGRAÇÃO DA SAÚDE: Governo de Roraima busca alternativas para garantir TFD a pacientes

O secretário adjunto de Saúde, Douglas Teixeira, visitou nesta quarta-feira o Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) / Foto: Divulgação /

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está buscando alternativas para melhorar o atendimento a pacientes que precisam realizar algum tipo de procedimento não ofertado em Roraima e, por isso, são atendidos por meio de TDF (Tratamento Fora de Domicílio).
 
Entre as medidas estudadas para fortalecer a assistência está o trabalho integrado, de forma mais próxima, com outras unidades de Saúde que compõem o SUS, entre elas, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, onde, por intermédio do contato feito pelo deputado federal Hiran Gonçalves com os gestores do hospital, foi iniciado o diálogo sobre a possibilidade do trabalho conjunto entre os dois estados.
 
Nesta quarta-feira, dia 20, o secretário adjunto de Saúde, Douglas Teixeira, visitou o hospital acompanhado da coordenadora geral de Regulação, Avaliação e Controle, Mayara Bianca Carneiro.
 
Durante a visita, o secretário conversou com a equipe técnica e administrativa do hospital e explicou sobre o desejo do governador Antonio Denarium de reconstruir o SUS Roraima.
 
“Falamos sobre os desafios enfrentados não só por Roraima, mas também por outros estados, principalmente depois da pandemia, que trouxe inúmeros desafios para o sistema de saúde público. Então, é muito importante esse tipo de parceria, principalmente com instituições como o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que é um dos hospitais referência não só no SUS, mas também para pacientes com convênio na rede particular, por isso será de grande contribuição para o Estado essa parceria”, esclareceu o secretário.
 
De acordo com o secretário, o Hospital de Base é o maior complexo de saúde do interior de São Paulo e é o segundo maior hospital universitário do Brasil, que oferece 62 especialidades médicas e tem atendido a mais de 100 mil pessoas e, se efetivada a parceria, o Estado de Roraima ganhará um reforço de forma considerável no atendimento de pacientes que recorrem ao TFD.
 
“O complexo do Hospital de Base realiza todas as cirurgias de alta complexidade, e esta disponibilidade em nos auxiliar na missão de prestar um atendimento de excelência para a população roraimense é importantíssima, e nos deixou muito satisfeitos e empolgados com essa possibilidade”, complementou.
 
Durante a visita no complexo hospitalar o secretário e a equipe técnica do hospital participaram de uma vídeo-conferência com o governador Antonio Denarium, onde juntos trataram sobre a importância do trabalho integrado.
 
“Temos trabalhando muito para mudar a cara da saúde roraimense, mas os desafios são muitos e não é possível resolver tudo de vez em um mesmo momento. Por isso, a nossa equipe tem buscado alternativas para que o serviço seja prestado de forma mais rápida e completa. Esse é o nosso foco e espero que possamos efetivar essa parceira o mais breve possível, para promover ainda mais as mudanças que a nossa gente precisa”, reforçou o governador.

LIDIANE OLIVEIRA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário