SESSÃO PLENÁRIA: Deputado Nilton Sindpol cobra do Executivo revisão salarial de servidores e retomada de cirurgias

Parlamentar apresentou demandas ao usar tribuna nesta quarta-feira (20) na sessão plenária da Assembleia Legislativa / Foto: Nonato Sousa /

A revisão salarial geral de servidores e a realização de cirurgias no HGR (Hospital Geral de Roraima) foram cobranças feitas pelo deputado Nilton Sindpol (Patri) ao Poder Executivo durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) desta quarta-feira (20).

O parlamentar destacou que, com a proximidade do fim de ano, logo será votada a Lei Orçamentária para o exercício de 2022, e citou a necessidade da revisão geral anual dos servidores do Poder Executivo.

“A categoria, desde 2016, não é contemplada com essa revisão. Então, não podemos deixar de defender os servidores que estão na labuta do dia a dia buscando contribuir para o desenvolvimento do Estado”, explicou.

A revisão deve se somar ao orçamento dos servidores considerando a alta da inflação no país, puxada pelo aumento do preço dos combustíveis, cesta básica e outros itens do lar, conforme ressaltou Nilton Sindpol.

“A inflação tem causado um prejuízo financeiro aos trabalhadores do Poder Executivo. Então, faço esse apelo para que possamos ter essa revisão geral concedida”, afirmou.

Ele argumentou que a revisão beneficiará todos os servidores que atuam em diversos setores, desde o fiscal de tributos, professor, policiais militares e civis, até trabalhadores da agricultura. 

O deputado abordou ainda problemas na saúde estadual. “Estamos com um gargalo nesse setor há anos. Temos a pandemia desde março de 2020. O TFD [Tratamento Fora de Domicílio] ficou parado e as cirurgias também, por vários motivos, entre eles a falta de material para os procedimentos”, relatou.

Como consequência, conforme argumentou o parlamentar, as pessoas estão se desfazendo de bens materiais para pagarem as intervenções cirúrgicas. Ele relembrou que nesta terça-feira (19), na sessão plenária, o deputado Jeferson Alves (PTB) solicitou esclarecimentos sobre a quantidade de cirurgias ortopédicas feitas pelo Estado.

“Eu quero somar ao discurso do deputado Jeferson Alves, para que realmente o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, venha esclarecer e dizer para a sociedade quando as cirurgias vão acontecer em uma quantidade significativa para diminuir a fila de pacientes.”

O deputado informou que a população cobra diariamente por cirurgias e esta tem sido uma pauta recorrente dos parlamentares na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima.

“Isso não pode continuar acontecendo, até porque a saúde pública é um dever do Estado e um direito do cidadão. Então, lamentamos essa situação, rogamos para que as cirurgias eletivas voltem a acontecer e o sofrimento de muitas famílias diminua”, concluiu.

VANESSA BRITO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário