MAIS VACINAS PFIZER: Com a chegada de mais 16 mil doses Sesau reforça importância da imunização

Mais de 85.500 pessoas na faixa etária dos 12 aos 19 anos estão aptas a serem imunizadas contra a covid em Roraima / Foto: Ascom/Sesau /

O Governo de Roraima tem trabalhado incansavelmente para garantir que toda a população apta a tomar a vacina contra a covid-19 no Estado tenha acesso aos imunizantes e esteja  completamente imunizada o mais breve possível. Mas essa batalha também depende do público.
 
Com a chegada de mais 16.380 vacinas da Pfizer/BioNTech, no início da tarde desta terça-feira, 19, a atenção se volta para o público que precisa completar o esquema vacinal contra a covid-19 com as doses necessárias do imunizante.
 
“Foram dias de muita incerteza e de preocupação para toda a nossa gente e graças a Deus, as pesquisas começaram a ser feitas, as vacinas começaram a ser testadas e ter a comprovação científica e nós, prontamente, em parceria com o Governo Federal, acordamos com o Ministério da Saúde o repasse contínuo de vacinas para o nosso Estado. O trabalho de distribuição para todos os municípios tem ocorrido e vai continuar de forma contínua e efetiva para podermos voltar definitivamente a normalidade”, pontuou o governador Antonio Denarium.
 
Para o médico infectologista Domingos Sávio, que integra a equipe do Hospital Geral de Roraima, a chegada de novas vacinas significa um reforço importante para o trabalho desempenhado nas unidades hospitalares.

“Passamos por momentos muito difíceis. No pico da pandemia, por exemplo, chegamos a quase todos os leitos de UTI ocupados e foi uma situação muito complexa, pois tínhamos muitos pacientes graves e infelizmente nem todos conseguiram vencer essa doença. E desde que as vacinas começaram a ser aplicadas, as pesquisas mostram e na prática percebemos que o número de casos graves começou a diminuir, o que pra nós, profissionais da saúde é uma vitória imensa”, disse.

Vale lembrar também que as vacinas da Pfizer são seguramente recomendadas para o público jovem e adolescente. Em Roraima, cerca de 85.560 pessoas na faixa etária dos 12 aos 19 anos estão aptas a serem imunizadas contra a covid.

Do público de faixa etária entre 12 e 14 anos, 17.595 tomaram a primeira dose, 2.469 tomaram a segunda e dose única. Na faixa etária de 15 a 17 anos, 18.215 tomaram a primeira dose, 3201 a segunda e 3 doses únicas. Do público de 18 e 19 anos, 15.766 tomaram a primeira dose, 4.149 a segunda e 192 doses únicas.
 
“Finalmente estamos em um período ameno da pandemia. Até o momento vencemos o período crítico, mas é importante lembrar que isso só foi possível graças ao avanço da imunização que temos proporcionado em nosso Estado, com empenho do Governo do Estado e o planejamento efetivo da Sesau. Portanto, continua sendo imprescindível que as pessoas que precisam completar o cartão de vacina, procurem o ponto de vacinação o mais breve possível”, frisou o secretário Leocádio Vasconcelos.

LUCAS SECHI
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário