NO CANTÁ: Governo promove Dia de Campo da Cultura do Abacaxi

Produtores de outras regiões puderam ver na prática como produzir a fruta, desde a preparação do solo até a colheita / Foto: Ascom/Seapa /

O Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), promoveu, neste sábado, 16, um Dia de Campo da Cultura do Abacaxi, no município do Cantá.

O evento ocorreu na fazenda Ouro Preto, na vicinal Serra Grande I, e os visitantes e produtores de outras regiões puderam ver na prática como produzir a fruta, desde a preparação do solo, passando por todos os ciclos até a colheita.

Cerca de 200 pessoas, entre produtores e técnicos, participaram do dia de campo. O presidente da Comissão de Agricultura da ALE (Assembleia Legislativa do Estado), deputado Gabriel Picanço, também esteve presente.

Para o governador Antonio Denarium, promover a integração entre os produtores e a extensão técnica é a prova de que o Governo está fazendo a sua parte. “Disponibilizamos para os pequenos produtores toda a estrutura da Seapa, para que eles consigam de fato melhorar a produção e também a produtividade e o escoamento dos alimentos para a mesa do consumidor”, ressaltou.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Aluizio Nascimento, fala da integração entre teoria e prática para compreender melhor como funciona a cultura do abacaxi na propriedade.

“Primeiro dia de campo de abacaxi, temos aproximadamente 150 produtores aqui e mais de 200 pessoas participando, nossos técnicos de todas as CPR”s (Casa do Produtor Rural) do Estado. Isto é para passar para os nossos técnicos toda a parte efetiva. Para nós, isso é muito importante. Vamos fazer com as demais culturas também”, afirmou.

Durante o evento, cinco produtores rurais assinaram contratos de financiamento de crédito com a agência Desenvolve Roraima. Cada um recebeu R$21 mil para fomentar sua produção na região. Um total de R$105 mil investidos na agricultura familiar.

O proprietário da fazenda Ouro Preto, Vinicio Vilela, produz abacaxi há três anos. Ele conta como foi receber produtores interessados em aprender mais dessa cultura e poder passar um pouco do seu conhecimento.

“É bom às vezes ensinar, você se sente bem. Este dia está sendo ímpar para mim. Estou sendo reconhecido pelo trabalho que faço. Meu dia a dia, a colheita. Pode consumir bastante abacaxi, faz bem para a saúde e tem vitamina C”, disse.

Palestras

Durante o Dia de Campo da Cultura do Abacaxi, várias palestras foram oferecidas para o público presente. A engenheira agrônoma da Seapa, Mariana Alencar, falou sobre a potencialidade da cultura do abacaxi no Cantá. A Dra. Terezinha Albuquerque, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), palestrou sobre o tema: adubação, manejo e tratos culturais.

O engenheiro agrônomo, Elton Dias, falou sobre o manejo da irrigação na cultura do abacaxi. O engenheiro agrônomo e diretor do Deac (Departamento de Abastecimento e Comercialização), Denysson Amorim, falou sobre o contexto atual do mercado, e a engenheira agrônoma, Rosianne Thomé, palestrou sobre: pragas e doenças no abacaxi.

CACAU BASTOS
Categoria:Política

Deixe seu Comentário