OAB aprova lista sêxtupla dos candidatos à vaga de juiz eleitoral substituto da classe jurista do TRE-RR

Foram aprovados os advogados André Luis Galdino, Marcus Gil Barbosa Dias, Walker Sales Silva Jacinto, Marlene Moreira Elias, Olivânia Moraes Melo, Daniele de Assis Santiago Cabral / Foto: Ascom/OAB-RR /

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR) apreciou e aprovou em reunião ordinária do Conselho, realizada nesta quinta-feira, 14, os nomes das advogadas e advogados para compor a lista sêxtupla com vistas ao preenchimento da vaga de juíz substituto da Classe de Juristas do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). 

A formação da lista sêxtupla ocorre em virtude do fim do mandato da juíza substituta Marlene Moreira Elias, no dia 26 de novembro de 2021. Os nomes dos inscritos e inscritas foram submetidos à apreciação do Conselho Pleno da OAB Roraima, que aprovou seis nomes.

Tiveram seus nomes aprovados os advogados André Luis Galdino, Marcus  Gil Barbosa Dias, Walker Sales Silva Jacinto, Marlene Moreira Elias, Olivânia Moraes Melo, Daniele de Assis Santiago Cabral.

"Mais uma vez o Conselho foi democrático e de forma transparente escolheu esta lista sêxtupla, com excelentes nomes, de  maneira que estaremos muito bem representados junto ao TRE-RR", afirmou Ednaldo Vidal.

Uma vez aprovados, os nomes serão encaminhados ao  Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que escolherá a lista tríplice, a ser encaminhada ao TRE/RR, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Presidência da República.

Moção de Aplauso

A OAB/RR, por meio do Conselho Seccional, concedeu na tarde desta quinta-feira Moção de Aplauso ao médico especialista em Terapia Intensiva, Júlio Meneses Osoria, e ao médico infectologista Joel Gonzaga de Sousa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Advocacia e à sociedade roraimense no enfrentamento à Covid-19 e por todo o empenho e dedicação, coragem e desprendimento e pela solidariedade que irmana a todos.

Júlio Meneses recebeu a Moção de Aplauso das mãos do juiz eleitoral da classe jurista do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Francisco Guimarães, e o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.

"O Dr. Júlio merece nosso reconhecimento pelo trabalho realizado na linha de frente desde que decretada a pandemia, por toda dedicação e amor à profissão e ao próximo", disse Ednaldo Vidal.

Gonzaga recebeu a Moção de Aplauso das mãos da secretária-geral adjunta, Helaine Maise França, e do presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.

"Todas as vezes que precisamos, seja um membro da Advocacia, seja da sociedade,  fomos atendidos prontamente pelo Dr. Joel, que não mediu esforços para atender as pessoas que precisaram. Então aqui registramos o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação", disse o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.

Joel Gonzaga fez uso da palavra para homenagear as vítimas da Covid-19 e reforçar que as medidas de prevenção continuem sendo tomadas. "Me sinto agradecido e feliz por ter contribuído e ajudado tantas pessoas. E que a OAB possa continuar colaborando para fortalecer outras profissões, como vem fazendo ao longo dos anos", disse.

OAB Roraima cria Comissão da Promoção da Igualdade Racial e empossa a advogada Milene Evangelista da Silva na presidência

Nesta quinta-feira, 14, a OAB Roraima efetivou a criação da Comissão de Promoção da Igualdade Racial no Estado com a posse da advogada Milene Evangelista da Silva na presidência. 

A portaria de nomeação foi entregue pela vice-presidente  da OAB Roraima, Clarissa Vencato, e pela tesoureira do Conselho Seccional, Marlene Moreira Elias. 

A proposta da criação da Comissão de Promoção da Igualdade Racial foi apresentada em janeiro deste ano em reunião de colegiado, e sua implantação tem o intuito de incentivar o debate sobre o tema, promover o estudo, pesquisa, desenvolvimento de trabalhos de conscientização, e levantamento de dados para subsidiar ações afirmativas e de defesa das questões raciais.

A criação da Comissão se faz necessária porque a OAB, em virtude do seu papel institucional de guardiã e baluarte na defesa da Constituição brasileira  tem como compromisso a defesa das questões ético raciais.

Diante disso é perfeitamente dentro dos propósitos e das atribuições da instituição criar e  pugnar pela eliminação de todas as formas de discriminação ou intolerância que obstaculize o gozo de direitos e/ou de a igualdade entre os indivíduos.

“A advogada Milene Evangelista da Silva, hoje apresentada oficialmente como presidente da Comissão, fortalecerá os debates dentro nossa Seccional”, afirmou Ednaldo Vidal.

Milene Evangelista declarou que a criação  da Comissão  reforça todas as discussões que envolvam a igualdade racial. "A criação da Comissão é mais um dos muitos avanços da instituição e nós estamos prontos para participar dos debates representando a OAB Roraima e buscando sempre a garantia dos direitos", destacou.

TIANA BRAZÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário