VACINE-SE: Roraima recebe mais um lote da Pfizer e jovens destacam esperança na imunização

Desta vez são 42.120 imunizantes da Pfizer/BioNTech, que irão reforçar a vacinação dos roraimenses em todos os municípios / Foto: Ascom/Sesau /

Semana encerrando com garantia de continuidade na imunização contra a Covid-19 em Roraima, graças a chegada de mais um lote de vacinas enviadas pelo Governo Federal nesta sexta-feira, 17. Desta vez são 42.120 imunizantes da Pfizer/BioNTech, que irão reforçar a vacinação dos roraimenses em todos os municípios.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, as vacinas continuam chegando e o bom andamento da imunização em Roraima depende cada vez mais da procura do público apto a tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19.
 
“A Sesau está distribuindo toda semana, as vacinas para os municípios. Então quanto mais cedo a população e, principalmente, o público jovem tomar a sua primeira ou segunda dose, mais cedo nosso Estado estará livre de uma das maiores ameaças de saúde que temos atualmente, que é a infecção pelo coronavírus”, ressaltou.
 
Ao passo que mais vacinas chegam a Roraima, jovens de todas as idades festejam a possibilidade de se proteger contra a doença. Assim é para a estudante Dalliane Dias, de 19 anos, moradora de Rorainópolis, que ficou mais esperançosa em dias melhores, enquanto estudava para o vestibular no ano passado e viu a vacina começar a ser aplicada.  Hoje, pôde completar seu esquema vacinal com a segunda dose da Pfizer.
 
“Eu estudei sobre essas vacinas para fazer a prova do vestibular e desde então, o momento em que eu receberia a minha primeira dose passou a ser um dos meus maiores sonhos. E hoje eu me preocupo muito com a baixa procura da população no meu município, porque se imunizar é uma questão de saúde pública. Então as pessoas não podem falar que não vão se vacinar, porque cada um tem que ter a consciência de que é responsável pelo outro”, reforçou.
 
O estudante de zootecnia Kauê Oliveira, de 20 anos, que também é de Rorainópolis, estava em Boa Vista cumprindo projeto da faculdade quando soube no final de junho, que a vacinação para os jovens acima de 18 anos havia sido liberada no seu município.
 
“Eu reservei um final de semana, corri para lá atrás da vacina e cheguei aos 45 do segundo tempo, quando já estavam guardando as coisas, mas consegui tomar minha primeira dose. Antes de começar a campanha de vacinação no Estado, eu já estava doido para tomar a vacina e quando eu soube que estava liberada no meu município, quis aproveitar na primeira oportunidade. Então eu tive que correr. E se eu tivesse que fazer a mesma coisa para tomar a segunda dose, eu faria, porque quero que essa pandemia acabe logo”, disse.
 
“Ficamos muito felizes quando escutamos que a vacina é esperança para aqueles que são o futuro deste Estado. É um sentimento de realização por saber que o nosso trabalho, junto aos municípios para garantir o retorno a normalidade está dando certo. Vamos continuar juntos nessa luta, com o objetivo único de garantir a proteção da nossa gente contra a Covid-19”, ressaltou o governador Antonio Denarium.
 
Distribuição de vacinas segue de forma efetiva – Até o momento, o Governo de Roraima, por meio do planejamento semanal do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), já distribuiu 560.845 vacinas contra a Covid-19, o que representa mais de 80% de distribuição do total recebido do Ministério da Saúde.
 
Foram entregues para Boa Vista, na segunda-feira, 13, mais 23.634 doses da vacina da Pfizer. Também, nesta quinta, 16, foram repassadas 300 doses de Pfizer para Amajari e 120 doses de Pfizer para o Uiramutã. O NEPNI segue realizando o repasse conforme necessidade de cada município durante toda semana, de forma organizada e segura.

LUCAS SECHI
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário