BAIXO RIO BRANCO: Projeto Saúde Itinerante faz quase 1000 atendimentos em comunidades ribeirinhas

O trabalho é realizado pelo Governo de Roraima e o Tribunal de Justiça / Foto: Ascom/Sesau /

Nesta segunda-feira, 13, a turma do Projeto Saúde Itinerante chegou à comunidade Santa Maria do Boiaçu, resultado do trabalho integrado entre o Governo de Roraima e o Tribunal de Justiça. As equipes da Sesau percorrem as localidades da região e levam atendimentos especializados para as pessoas que vivem nas comunidades ribeirinhas. Até agora mais de 950 atendimentos foram realizados em mais de 10 vilas.
 
A ação de saúde oferece consultas médicas com ginecologista, com orientações sobre a prevenção a DSTs, distribuição de preservativos, além de exames de ultrassonografia para gestantes, e consulta com oftalmologista incluindo a confecção gratuita de óculos para os casos indicados pelo médico especialista e distribuição de hipoclorito.
 
De acordo com o governador Antonio Denarium, as parcerias são importantes para ampliar o acesso da população aos serviços públicos.
 
“Retomar o Projeto Saúde Itinerante e fazer com que sejam contempladas todas as regiões do Norte ao sul de Roraima é a nossa maior missão. Esse é um grande movimento que o Governo está fazendo em prol do bem-estar e da melhoria na qualidade de vida da população mais afastada dos centros de saúde especializados da capital”, ressaltou o governador.
 
De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, o resultado é o esperado pela Sesau.
 
"É um desafio imenso mobilizar a equipe, colocar em prática as atividades e realizar o trabalho, mas graças a Deus e ao empenho de cada um temos conseguido levar saúde para estas famílias e atender o maior número de pessoas", complementou o secretário.

Para o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), Diego Mota, o sentimento é de dever cumprido.
 
"Estamos ao longo da semana acordando cedinho todos os dias e mesmo com os dias intensos de trabalho, nos sentimos muito felizes de estar aqui ajudando e contribuindo para a missão de levar saúde para quem precisa", enfatizou.
 
População elogia atendimentos nas comunidades
 
A gestante Rosiane da Silva se emocionou ao descobrir o sexo do bebê durante a consulta com o médico ginecologista.
 
“Graças ao projeto eu pude descobrir o sexo do meu bebê sem precisar viajar para a capital, e além de saber que a minha gravidez está tranquila agora sei que serei mãe de um menino, e é por isso que agradeço de verdade a todos os envolvidos nesse projeto que é muito importante para a toda a nossa comunidade”, agradeceu Rosiane da Silva.
 
A dona de casa Denize Moreno, que buscou a equipe para realizar uma consulta com o oftalmologista, disse que a iniciativa chegou em boa hora.
 
"Ver esses serviços chegarem hoje aqui na comunidade de Santa Maria do Boiaçu me deixa emocionada. Os atendimentos estão ótimos, cheguei agora e digo que todos estão de parabéns, o deslocamento entre uma comunidade e outra é difícil e por isso agradecemos a todos e ao Governador Antonio Denarium por cuidar da população", agradeceu a dona de casa.

AYMÊ TAVARES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário