Projeto de Lei visa que Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional seja instituído em Boa Vista

Vereador Dr. Ilderson: "A fisioterapia em si também tem grande influência no corpo e na mente" / Foto: Divulgação /

Boa Vista pode ter o primeiro Centro de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em serviço público para pessoas que precisam de atendimentos de saúde que muitas vezes não é acessível às famílias de baixa renda, principalmente para Pessoas Com Deficiência (PCD).

O vereador Dr. Ilderson explica que a terapia ocupacional e fisioterapia pode trazer resultados extremamente relevantes para o cidadão no âmbito físico e mental.

“É importante destacar que o terapeuta ocupacional busca a reabilitação de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumas ao longo da vida e doenças adquiridas. A fisioterapia em si também tem grande influência no corpo e na mente, principalmente durante o processo de recuperação, tratamento de lesões e doenças, recuperação de movimentos do corpo e prevenção a distúrbios nos movimentos”. 

Para isso ser uma realidade, é preciso que o projeto de lei apresentado pela Comissão de Saúde da Câmara, composta pelo vereador Dr. Ilderson (PTB), vereador Melquisedeque Menezes (PSL) e Ruan Kenobby (PV) se torne lei. A proposição já foi protocolada na Câmara Municipal de Boa Vista e aguarda inserção na pauta de votação dos demais parlamentares municipais.

Pelo projeto, a prefeitura fica autorizada a criar esse centro por meio de decreto municipal, para atender áreas da cidade onde há maior demanda de atendimento nessas especialidades e volume populacional.

O Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será destinado ao atendimento de todas as faixas etárias, inclusive de Pessoas Com Deficiência (PCD). O Poder Executivo Municipal regulamentará o funcionamento, estabelecendo as normas, regimento e regulamento interno, gerenciamento e o planejamento das ações e os recursos para manutenção do mesmo.

O vereador Ruan Kenobby lebra que “há pessoas de baixa renda que não conseguem acesso à serviços especializados de terapia ocupacional e fisioterapia no município de Boa Vista. É importante dizer que esse centro também trabalha a prevenção de doenças.

O vereador Melquisedek Menezes também lembra que “os benefícios como consequência do tratamento ofertado por esses profissionais são de relevância para o setor público e privado, tendo em vista que muitos trabalhadores ainda não conseguem trabalhar por conta do desgaste físico e esforço para respirar pós-covid”, finalizou.

IURY CARVALHO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário