Projeto de Lei visa que Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional seja instituído em Boa Vista

Vereador Dr. Ilderson: "A fisioterapia em si também tem grande influência no corpo e na mente" / Foto: Divulgação /

Boa Vista pode ter o primeiro Centro de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em serviço público para pessoas que precisam de atendimentos de saúde que muitas vezes não é acessível às famílias de baixa renda, principalmente para Pessoas Com Deficiência (PCD).

O vereador Dr. Ilderson explica que a terapia ocupacional e fisioterapia pode trazer resultados extremamente relevantes para o cidadão no âmbito físico e mental.

“É importante destacar que o terapeuta ocupacional busca a reabilitação de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumas ao longo da vida e doenças adquiridas. A fisioterapia em si também tem grande influência no corpo e na mente, principalmente durante o processo de recuperação, tratamento de lesões e doenças, recuperação de movimentos do corpo e prevenção a distúrbios nos movimentos”. 

Para isso ser uma realidade, é preciso que o projeto de lei apresentado pela Comissão de Saúde da Câmara, composta pelo vereador Dr. Ilderson (PTB), vereador Melquisedeque Menezes (PSL) e Ruan Kenobby (PV) se torne lei. A proposição já foi protocolada na Câmara Municipal de Boa Vista e aguarda inserção na pauta de votação dos demais parlamentares municipais.

Pelo projeto, a prefeitura fica autorizada a criar esse centro por meio de decreto municipal, para atender áreas da cidade onde há maior demanda de atendimento nessas especialidades e volume populacional.

O Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será destinado ao atendimento de todas as faixas etárias, inclusive de Pessoas Com Deficiência (PCD). O Poder Executivo Municipal regulamentará o funcionamento, estabelecendo as normas, regimento e regulamento interno, gerenciamento e o planejamento das ações e os recursos para manutenção do mesmo.

O vereador Ruan Kenobby lebra que “há pessoas de baixa renda que não conseguem acesso à serviços especializados de terapia ocupacional e fisioterapia no município de Boa Vista. É importante dizer que esse centro também trabalha a prevenção de doenças.

O vereador Melquisedek Menezes também lembra que “os benefícios como consequência do tratamento ofertado por esses profissionais são de relevância para o setor público e privado, tendo em vista que muitos trabalhadores ainda não conseguem trabalhar por conta do desgaste físico e esforço para respirar pós-covid”, finalizou.

IURY CARVALHO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário


LEANDRO MELO COELHO - 13/09/2021 13h36
Parabéns ao vereador ilderson por sempre está lutando para melhorar essa saúde do estado de Roraima, que Deus abençoe cada vez mais.. Não votei nesse camarada do bem porque tinha dado a minha palavra a outro guerreiro, mais conheço como pessoa e sabia que se ganhasse iria fazer um excelente trabalho, e como imaginei vem fazendo um trabalho exemplar, por mais parlamentares como ele. Parabéns Ilderson