REFORÇO NA SAÚDE: Capacidade de armazenamento de vacinas será ampliada em Roraima

Serão atendidos com entrega de câmaras os municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Normandia, Uiramutã, Rorainópolis e Pacaraima / Foto: Rebeca Bastos /

O Governo de Roraima adquiriu, por meio de parceria e convênio com o Governo Federal, 21 câmaras refrigeradas para o armazenamento adequado de vacinas contra a covid-19 e doses de rotina, dez serão distribuídas para os municípios. Esta é uma medida urgente e estratégica de fortalecimento da rede de frios, onde são armazenadas as vacinas que vão para o braço de cada cidadão.
 
“Desde o primeiro momento, quando nos deparamos com a pandemia, iniciamos o planejamento necessário para que todas as áreas da saúde pudessem ter condições de atender a população e evitar tantos prejuízos. Além dos investimentos nas Unidades e contratação de pessoal, buscamos o apoio do Governo Federal para ampliar também a rede de frios. Depois de muito esforço da equipe, conseguimos retomar esse projeto. Agora temos essa vitória que é a entrega desses equipamentos tão importantes nesse momento de campanha de vacinação contra a covid-19”, ressaltou o governador Antonio Denarium. 
 
Conforme foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), serão atendidos com entrega de câmaras os municípios de Alto Alegre (que receberá 02), Caracaraí (01), Normandia (01), Uiramutã (01), Rorainópolis (02) e Pacaraima (03). O restante ficará no Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), responsável por realizar a distribuição dos imunobiológicos de rotina do calendário nacional de vacinação para os 15 municípios.

“São medidas importantes que estão sendo executadas desde o primeiro momento da pandemia e ganham mais força na medida em que as parcerias vão sendo concretizadas. Nesse sentido, o apoio do Governo Federal tem sido fundamental para Roraima. Com isso, temos conseguido também ajudar os nossos municípios, pois será possível fortalecer as ações de vigilância, por meio da prevenção que são as vacinas, principalmente em Pacaraima que é um município de fronteira e que pela questão imigratória precisa de um suporte maior”, afirmou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.
 
De acordo com a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, as câmaras serão entregues ainda neste mês aos municípios.
 
“As câmaras possibilitarão maior capacidade de armazenamento na rede de frios em Roraima. Essa conquista chega em um momento muito oportuno. Com esse reforço, o repasse que fazemos uma vez por semana será ampliado e teremos condições de realizar o envio de vacinas aos municípios com mais frequência, garantindo que as salas de vacinas tenham mais imunizantes. É importante que cada município se organize para não deixar vacinas em estoques, mas sim coloquem em prática medidas para sensibilizar a população sobre a importância da imunização, fazendo com que as pessoas sejam vacinadas”, reforçou a coordenadora.

AYMÊ TAVARES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário