Prefeitura inicia campanha de vacinação antirrábica em Boa Vista

Todos os sábados, ao longo deste mês, as equipes de vacinação estarão em diversos pontos da cidade imunizando cães e gatos / Foto: Katarine Almeida /
 
A Prefeitura de Boa Vista deu início a Campanha de Vacinação Antirrábica na manhã deste sábado, 4. As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebem os donos de cães e gatos em 18 bairros, pontos estratégicos da cidade. Durante este mês, as equipes estarão nos bairros todos os sábados, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A meta, para esta campanha, é imunizar 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de idade. Além dos sábados, a campanha vai continuar somente na UVCZ durante os dias da semana, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

É importante que o dono leve a carteira de vacinação do animal, mas, se não tiver, as equipes fazem o documento na hora. A prefeitura orienta que os tutores levem os bichos com guia (não sejam conduzidos por crianças).

A moradora do bairro Centenário, Germana França, aproveitou para vacinar seus dois cães, Pretinha e Pitoco. Ela destaca a importância da vacina e a facilidade promovida pelo executivo municipal ao disponibilizar pontos de vacinação próximo às casas das pessoas. 

“É muito importante, pois é uma proteção para eles e para a gente também, e isso dá uma tranquilidade. E ter uma equipe perto da nossa casa é muito bom, pois venho a pé, o que facilita bastante”, disse Germana.

Dona de oito animais, quatro cães e quatro gatos, a senhora Jô Nascimento também falou da importância de vacinar os pets. “A importância começa pela saúde deles e segundo pela nossa também. Todos têm que ter esta responsabilidade, não tem desculpas, pois fica perto de nossas casas é rapidinho. Quem não leva seu bichinho para se imunizar é porque não tem responsabilidade com seus animais. 

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. A doença é fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. Por isto a prefeitura promove a campanha todos os anos.

Considerando a pandemia da covid-19, todos os cuidados são necessários no dia da vacinação, como utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social. 

Além dos pontos fixos, equipes volantes estão passando pelas ruas, conforme tabela abaixo:

POSTO

LOCAL

ENDEREÇO

1

Park Caçari – Equipe Volante

As equipes passarão pelas ruas do bairro

2

Bosque dos Papagaios

Rua Moises de Sousa Cruz, Paraviana

3

Praça da Bandeira

Av. Getúlio Vargas, S/N, Centro

4

Praça da Amoca

Av. Ville Roy

5

Escola Municipal Centenário

Rua João Pereira Caldas, 460- Aparecida

6

Praça dos Bambus

Rua 9 de julho, 101 São Francisco

7

UBS Edna Bezerra Diniz

Rua Francisco Cândido, 177 - Aeroporto

8

UBS Jardim Floresta

Rua Ana Cecília Mota da Silva, s/n - J. Floresta

9

UBS Mecejana

Rua Pavão, 195,  Mecejana

10

UBS São Vicente

Av Pres. Castelo Branco, 1875 - São Vicente

11

Calungá –Equipe  Volante

As equipes passarão pelas ruas do bairro

12

Cernutri

Av. Gen. Ataíde Teive, 2493 - Liberdade

13

UBS Pricumã

Av. Via das Flores,2347, Pricumã

14

Praça 13 de Setembro

AV. Eldorado, Nº 19 - 13 de Setembro

15

UBS Cinturão Verde

Rua Santa Clara, 1081 - Cinturão Verde

16

UBS Asa Branca

Rua Francisco Custódio de Andrade, 505

17

UBS Buritis

Rua Raimundo Filgueira, 661 - Buritis

18

Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses - UVCZ

AV. Centenário 469 - Centenário

 


EDSON RIBEIRO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário