FEMINISMO NA AMAZÔNIA: "As mulheres não se reconhecem como vítimas de violência", diz defensora

O livro foi lançando nesta segunda-feira, 30, na DPE-RR / Foto: Ascom/DPE-RR /
 
Livro Feminismo na Amazônia: violência doméstica, educação ambiental e políticas públicas foi lançado na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), nesta segunda-feira, 30. A obra é uma coletânea de textos que trata de assuntos relacionados às mulheres no âmbito Amazônico e tem como objetivo despertar a conscientização sobre a violência.

O lançamento do livro contou com uma roda de conversa sobre direitos femininos e violência doméstica, que foi mediada pela defensora pública Terezinha Muniz. Participaram do evento integrantes de movimentos e organizações ligadas aos direitos femininos e ao combate à violência contra mulheres em Roraima. A inauguração da coletânea em agosto deu-se em razão da compatibilidade do tema com o mês de conscientização contra a violência doméstica – agosto lilás.

Durante a roda de conversa foi discutido que a violência psicológica é uma das formas de abuso mais comuns e, de acordo com a defensora pública Terezinha Muniz, muitas mulheres não conseguem identificar as características dessa forma de violência.

“Há mulheres que não se reconhecem como vítimas de violência e o lançamento dessa obra é de extrema importância, não somente para a Defensoria, mas para toda sociedade. A partir desses estudos e divulgações vamos conhecer mais sobre o assunto e ampliar a nossa rede de atuação para assistenciar sobreviventes de violência doméstica”, contou.

O defensor público-geral, Stélio Dener, apontou a elaboração do livro como uma oportunidade de reconstruir a identidade de mulheres violentadas e uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a violência contra mulheres. Além disso, pontuou que a DPE-RR apoia iniciativas voltadas para a solução de problemas sociais.

“É uma grande satisfação a Defensoria Pública poder colaborar com três excelentes autores roraimenses. A colaboração do livro traz uma importância muito grande em relação ao aprendizado e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das mulheres. Vamos cada vez mais viabilizar ações que promovam o combate à violência contra mulheres”, disse.

A socióloga e integrante do Núcleo de Mulheres de Roraima (NUMUR), Andréa Vasconcelos, esteve presente no evento e avaliou a publicação como um material necessário no enfrentamento aos crimes contra mulheres, pois, segundo ela, apesar de terem construído muitos direitos, ainda há grandes desafios pela frente.

A obra é desafiadora e de grande contribuição, uma vez que discute o feminismo na região Amazônica, principalmente agora por causa da atual conjuntura, onde está presente uma onda muito forte para retirar direito. Políticas públicas proporcionam caminhos que viabilizam a autonomia das mulheres.

DIGITAL

Para que todos tenham acesso à coletânea, a obra está disponível no meio digital. Acesse o link abaixo, leia os artigos, conheça os autores e boa leitura.
 
Livro Feminismo na Amazônia - DOI - 10.29327/532945 - LIVRO FEMINISMO NA AMAZÔNIA.
 
=> CLIQUE AQUI para acessar a obra Feminismo na Amazônia.

=> CLIQUE AQUI para acessar o repositorio.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário