Grupo de amigos articula criação do Centro de Tradições Nordestinas de Roraima

CTN Roraima será inspirado no de São Paulo; lançamento está agendado para a próxima segunda-feira, dia 26 de julho / Foto: Divulgação /

A cultura nordestina, recheada de comidas típicas, danças, costumes, shows musicais e de humor, aqueles ritmos que todos conhecemos, como o forró pé-de-serra. A vontade de juntar tudo isso em um só espaço, resultou na ideia de criar o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) de Roraima, a exemplo do que já acontece em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Conforme um dos articuladores, o empresário do setor de eventos Bruno Dantas, mais de 30% da população de Roraima veio do Nordeste e em conversa com um grupo de amigos, surgiu a necessidade da criação de um espaço para homenagear os pioneiros que ajudaram a desbravar o Estado e a cultura nordestina, a exemplo do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) que, aliás, em Roraima tem como patrão Leocádio Vasconcelos, cearense.

“A ideia surgiu em conversas entre amigos sobre ter um lugar para reunir a galera que gosta de um forró pé de serra, um local para o resgate da cultura, que a gente possa fazer uma cidade cenográfica, com uma igrejinha, e com a casa eventos dentro, com vários blocos de comida nordestina, produtos, artesanatos do Nordeste. Como em Roraima mais de 30% da população é nordestina e nós temos vários pioneiros nordestinos que vieram há mais de 100 anos para cá, a gente precisa desse local, um ponto de encontro, na verdade”, explica.

De acordo com Bruno Dantas, o local para a construção do CTN Roraima ainda será pleiteado junto à Prefeitura de Boa Vista e ao Governo do Estado e que o objetivo do empreendimento não é o lucro, mas sim a preservação da cultura nordestino.

“Até hoje ninguém conseguiu concretizar esse projeto porque muitos visam muito a questão do dinheiro e não é isso que nós buscamos. Eu sou empresário, trabalho com eventos há 17 anos; Leni é proprietária do Casarão, também empresária. Depois do lançamento, vamos entrar com pedido para o Governo e Prefeitura a doação de um espaço para que seja feita a construção e a partir daí nós vamos angariar recursos para as obras”, afirma.

No lançamento da pedra fundamental, será dado nome ao local, mas a escolha será feita por meio de consulta pública. “Tudo indica que CTN Roraima receberá o nome de Luiz Gonzaga, mas ainda vamos abrir uma consulta pública para decidir quem será homenageado, entre os vários nordestinos que fizeram histórias”, observa.

Segundo Bruno, o CTN Roraima está sendo pensado com base no de São Paulo. “Começamos a pensar no projeto com base no CTN de São Paulo, com palco, estrutura alta e com mais de 30 boxes para contemplar diversas áreas, resgatando o comércio de coisas do Nordeste, trazendo para Roraima”, detalha.

Depois de tudo concluído, os organizadores vão abrir inscrição para que as pessoas (especialmente quem é do Nordeste) possam se associar. O lançamento do CTN Roraima será na próxima segunda-feira, dia 26, às 10h horas, no Restaurante Riu, localizado na Orla Taumanan.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário