História do famoso criminoso francês Papillon em Roraima vira documentário

Com 1 hora e 6 minutos de duração, o documentário pode ser assistido no canal do fotojornalista Platão Arantes no Youtube / Foto: Reprodução/Youtube /

O fotojornalista pernambucano Platão Arantes passou cerca de 20 anos pesquisando a vida do famoso criminoso e escritor francês René Belbenoit, que ficou conhecido mundialmente pelo codinome de Papillon, verdadeiro autor dos livros "Dry Guillotine" (A Ilha do Diabo, em português), "Hell on Trial" (Inferno no Julgamento) e "Papillon e Banco".

Em suas pesquisas, Platão descobriu que o verdadeiro escritor teve suas obras surrupiadas por Henri Charrière, que as publicou como suas e das quais resultou no filme "Papillon", de 1973.

Ao chegar a Roraima, em 1993, Platão Arantes ouviu histórias de que Papillon, após fugir da prisão de segurança máxima na Ilha do Diabo, uma colônia penal localizada na Guiana Francesa, passou seus últimos dias morando no município de Normandia, em Roraima, e que estaria enterrado na vila Surumu.

Determinado a tirar essa história a limpo, Platão Arantes realizou uma vasta pesquisa, cansativa e perigosa pesquisa. Na busca de informações que dessem embasamento à sua pesquisa, Platão chegou até a ser ameaçado de morte.

Após a comprovação de sua história, inclusive com aval da perícia técnica e científica da Polícia Federal, todo o trabalho resultou em três livros e agora, um documentário de uma hora e seis minutos.

Platão Arantes afirma que agora batalha para conseguir transformar a história em um filme ou série para a televisão.

"O documentário está no Youtube e até hoje 215.258 pessoas já visualizaram. Estão entrando em contato, comentando, pedindo mais informações. Com esse trabalho, estamos divulgando também o Estado de Roraima para o mundo. Eu estou feliz, porque surgem outros interesses e quem sabe, possamos produzir um filme ou uma minissérie. Primeiro saiu um livro, depois dois e chegamos a três, mas sempre procurando investigar mais e mais, até que chegamos à conclusão de produzir um documentário, porque tem uma abrangência maior", explica Platão.

Ao contar a trajetória de Papillon em Normandia, Platão acaba por registrar também parte da história do Estado de Roraima. O documentário "Papillon, a Maior Farsa da Literatura Mundial" está disponível no canal do autor, o fotojornalista Platão Arantes, no Youtube.

=> CLIQUE AQUI para assistir ao documentário "Papillon, a Maior Farsa da Literatura Mundial".

=> CLIQUE AQUI para adquirir o livro "Papillon: O Homem que Enganou o Mundo".

Para saber mais, acompanhe Platão Arantes nas redes sociais no Facebook (@plataoarantesteixeira.arantes) e no LinkedIn (platão-arantes-papillon-ab953321).

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário