PROGRAMA COLO DE MÃE: Governo doa kit enxoval para gestantes em Rorainópolis

O lançamento do programa ocorreu nesta sexta-feira, 7, durante a solenidade de inauguração da Maternidade de Rorainópolis / Foto: Fernando Oliveira /

Para promover a proteção social às gestantes em situação de vulnerabilidade social, o Governo de Roraima lançou o programa Colo de Mãe, com a meta de atender cinco mil famílias em todo o Estado, alcançando as pessoas em risco social com perfil de renda na linha de pobreza e/ou extrema pobreza que estejam na base do Cadastro Estadual do Cidadão.

A meta do projeto é oferecer proteção social às gestantes, com entrega de enxovais para mulheres grávidas, entre o 8º e 9º mês de gravidez, integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade social. O lançamento do programa ocorreu durante a solenidade de inauguração da Maternidade de Rorainópolis, já atendendo de imediato 100 mães do município, com a entrega dos kits enxovais compostos por 15 itens.

Na oportunidade a primeira-dama e madrinha das ações sociais do governo, Simone Denarium, destacou que o projeto traz um auxílio muito importante para as mães, principalmente em relação à compra de itens básicos para o enxoval do bebê, pois, diante da pandemia, as mães vulneráveis estão encontrando sérias dificuldades.

Idealizador do programa, o governador Antonio Denarium enfatiza a importância da iniciativa. “Um enxoval para a criança, a ajuda no aleitamento materno e um atendimento especial para as mães na nova Maternidade são ações que farão toda a diferença”, comemora.

"É mais um programa de assistência social executado pela Setrabes, com um grande alcance social, atendendo as mãezinhas que não têm condições de adquirir o enxoval de seu filho. Estamos honrados em beneficiar 100 gestantes logo no início da inauguração da maternidade local, obra aguardada com muita expectativa pela população do município”, destacou.

Segundo a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, o lançamento de mais um programa social abrangendo pessoas em situação de vulnerabilidade é gratificante por possibilitar a assistência às mães e bebês que necessitam deste cuidado especial.

"O Colo de Mãe reúne duas políticas de atendimentos sociais muito importantes: O oferecimento à proteção e cuidados com as mães vulneráveis a partir do oitavo e nono mês de gestação, que, após o cadastro e acompanhamento de sua situação, receberão um kit enxoval com itens para seu bebê. No segundo momento, é oferecida a atenção à segurança alimentar e nutricional dos recém-nascidos que necessitarem da complementação alimentar. Eles serão atendidos com a doação de leite, até o seu equilíbrio nutricional", detalhou.

A dona de casa Érica Silva aguarda com expectativa a chegada do primeiro bebê e destacou que as mães de Rorainópolis ganharam um presente especial com a inauguração da maternidade e a chegada do projeto Colo de Mãe.

“Estou duplamente feliz por ser contemplada no momento em que mais aguardava pela expectativa da chegada de nosso primeiro filho, mas a situação financeira está em uma fase não muito boa. Estamos desempregados e nem sequer a compra dos itens básicos do bebê tínhamos conseguido realizar. Agora estou feliz, em meu nono mês de gestação, por integrar este projeto nas vésperas do dia das mães, em que também ganhamos de presente a tão sonhada maternidade”, disse.

SEGURANÇA ALIMENTAR

O projeto complementa ainda a segurança alimentar e nutricional às crianças de zero a três anos, 11 meses e 29 dias, por meio da oferta de complemento lácteo (leite), elemento essencial para o crescimento e o desenvolvimento da população infantil, tendo como garantia o atendimento básico à necessidade alimentar.

O projeto contará com a parceria da Secretaria da Saúde, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Maternidade de Rorain
ópolis, sob a execução e coordenação da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).

RICARDO GOMES
Categoria:Ação Social

Deixe seu Comentário