COMUNIDADE DE BANANAL: Governo começa a obra de construção do Centro Indígena em Pacaraima

O recurso para construir o Centro Indígena, no valor de R$ 678.403,42, é de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus / Foto: Charles Bispo /

As comunidades indígenas do Estado estão recebendo uma atenção especial por parte do Governo de Roraima, que tem investido em obras de infraestrutura para dar mais qualidade de vida aos povos tradicionais. Recentemente, a Seinf (Secretaria de Infraestrutura) deu início à construção do Centro Indígena, uma obra bastante esperada pelos moradores da comunidade do Bananal, em Pacaraima.
 
Esta obra, segundo o governador Antonio Denarium, contribuirá com as atividades desenvolvidas pelos indígenas da região. “Estamos construindo um Centro Indígena, que terá grande utilidade para os moradores da comunidade de Bananal, que poderão utilizar o espaço para realizar seus eventos e reuniões”, destacou.
 
Denarium reafirmou seu compromisso com os povos indígenas do Estado, que segundo ele, estão recebendo uma atenção especial da atual gestão. “Desde que assumi o Governo, tenho atuado em projetos que tragam melhorias para os povos indígenas. Já realizamos alguns investimentos e outros estão em andamento”, ressaltou.
 
Para construir o Centro Indígena, o Governo de Roraima está investindo um total de R$ 678.403,42, de recurso de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus. Segundo o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, os trabalhos estão em ritmo acelerado para ser entregue dentro do prazo.
 
“A obra começou neste mês de abril e terá um prazo de 120 dias para ser concluída. Ao todo, estamos construindo uma área de 540m² e um espaço moderno e amplo que com certeza irá atender as necessidades da comunidade indígena”, afirmou.

Conforma o projeto básico, o Centro Indígena possuirá três banheiros masculinos e três femininos, um banheiro PNE (pessoas com necessidades especiais), copa, quatro salas, palco de 19,98m², salão do malocão e uma caixa d’água.
 
Outros investimentos
 
Dentre os investimentos em infraestrutura que beneficiam comunidades indígenas, o Governo realizou a recuperação dos 220km da RR-171, em Uiramutã. Edilson Damião informou que a estrada está quase concluída, beneficiando cerca de 30 comunidades indígenas da região. “A estrada também teve duas pontes de madeira recuperadas, proporcionando mais segurança para o tráfego. É o Governo de Roraima trabalhando com empenho para poder atender as necessidades dos povos indígenas”, disse.
 
Damião esclareceu que os outros investimentos que estão previstos têm a ver com a recuperação de 56 escolas indígenas do Estado, para poder dar mais qualidade à educação dos povos tradicionais. “Todos os projetos referentes à reforma e ampliação das escolas estão em análise. Para a Seinf executar as obras, contará com recursos de emendas parlamentares da bancada federal”, esclareceu.

RODRIGO SANTANA
Categoria:Política

Deixe seu Comentário