ENFIM, CASADOS!: ‘Muito feliz’, diz filha de casal junto há 30 anos e inscrito em casamento coletivo da DPE-RR

Casais podem se inscrever até 1º de abril para participar da cerimônia; cerimônia será realizada no Parque do Rio Branco no dia 10 de maio / Foto: Ascom/DPE-RR /

Juntos há mais de três décadas, Maria de Fátima, 62 anos, e José Carlos, 65 anos, construíram uma família com cinco filhos, mas nunca se casaram no papel. A iniciativa de se inscrever no casamento coletivo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), porém, partiu da filha mais velha deles, Graciela Ribeiro, 35 anos, que quis realizar o sonho dos pais.

“Para mim, é bem importante porque eles vivem já mais de 35 anos juntos e vão só sacramentar aquilo que já estão vivendo. Eu acredito que é mais uma realização deles, porque a gente sente que, no fundo, no fundo, eles queriam, mas não tinham coragem de ir atrás. Aí eu tomei a iniciativa, estou muito feliz”, disse Graciela.

Maria de Fátima contou que está ansiosa para o grande dia. “Estamos juntos há mais de trinta anos. Ele é maranhense e eu sou carioca. A gente já vive muitos anos juntos, na união estável, então agora vamos casar no papel”, afirmou.

Casais de baixa renda que sonham em se casar têm uma oportunidade única de realizar esse desejo. A segunda edição do casamento coletivo "Enfim, Casados!", em Boa Vista, está com inscrições abertas. O evento visa garantir o direito à formalização da união estável de 250 casais e será realizado no dia 10 de maio, no Parque do Rio Branco.

As inscrições estão abertas e vão até 1º de abril. Os casais interessados devem entregar as documentações necessárias, das 8h às 15h, nas sedes do Cartório 1° Ofício - Loureiro, na avenida Ville Roy, 5636 - Centro ou Cartório 2° Ofício - Daniel Aquino, na avenida General Ataíde Teive, 4307 - Asa Branca. Cada cartório possui vagas para 125 casais.

A defensora pública e coordenadora do projeto "Enfim, Casados!", Elceni Diogo, explicou que o objetivo do casamento coletivo é garantir o acesso à cidadania e à dignidade dos casais que não têm condições de arcar com as despesas de um casamento civil.

“O ‘Enfim, Casados!’ surgiu do que a gente sempre está escutando da população, do desejo de casar, mas da impossibilidade de realizar esse sonho, às vezes pela ausência de um documento ou pela impossibilidade de custear uma cerimônia. Então, o casamento coletivo é uma forma de garantir o direito à formalização da união estável, que traz benefícios jurídicos, sociais e emocionais para os participantes”, destacou.

Ela convidou os casais que se enquadram nos requisitos do edital a se inscreverem no casamento coletivo e aproveitarem essa chance de realizar o sonho de se casar. “Nós esperamos que os casais que têm o desejo de se casar, se inscrevam e participem dessa festa linda que estamos preparando com muito carinho. Para quem realmente deseja selar esse vínculo de amor ou regularizar uma situação, não perca essa oportunidade. Vai ser o casamento mais lindo que vai ter aqui em Roraima”, finalizou.

Nesta edição, o casamento coletivo é voltado para casais formados por pessoas brasileiras. As noivas e noivos devem ler o edital com atenção para que certifiquem-se que cumprem os requisitos e possuem a documentação necessária. As informações sobre quais documentos devem ser apresentados por solteiros, divorciados, viúvos ou maiores de 16 anos, estão disponíveis no site da DPE-RR (www.defensoria.rr.def).

O casamento coletivo "Enfim, Casados!" edição Boa Vista, conta com a parceria da Prefeitura de Boa Vista, da Justiça itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima e os Cartórios Daniel Aquino e Loureiro.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário