Opinativa http://opinativa.net Transmitindo de Boa Vista, Roraima, a capital do Extremo Norte do Brasil Fri, 25 Sep 2020 21:39:31 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 SETEMBRO AMARELO: Catarina lança cartilha de prevenção ao suicídio em Espanhol http://opinativa.net/?p=4274 http://opinativa.net/?p=4274#respond Fri, 25 Sep 2020 21:39:29 +0000 http://opinativa.net/?p=4274
Catarina Guerra: “Nosso objetivo com esse material é orientar os imigrantes venezuelanos que moram em Roraima e também sofrem de doenças psiquiátricas a buscar ajuda e oferecer apoio neste momento tão difícil” / Foto: Diego Dantas /

A cartilha “Vamos Conversar?”, de prevenção ao suicídio, foi traduzida para o Espanhol e já está disponível para download. A versão na língua espanhola foi lançada oficialmente nesta sexta-feira, 25, pela deputada estadual Catarina Guerra (Solidariedade) por meio de um vídeo postado em suas redes sociais.

A cartilha foi elaborada, a pedido de Catarina, com a ajuda de um grupo de jovens, textos elaborados por Wagner Costa (psicólogo e mestre em Ciências da Saúde) e Bianca Sequeira (biomédica e doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) e ilustrações de Franco Soares.

Com texto leve e didático, a cartilha tem o objetivo de ajudar e orientar a pessoa que sofre com depressão e principalmente a família, que tem papel fundamental nesse contexto, explicando o que é o suicídio, quais os gatilhos que levam a pessoa a um ato tão extremo e dá orientações de como identificar os sinais de que a pessoa está sofrendo.

Em alusão Setembro Amarelo e pensando em ajudar imigrantes venezuelanos que moram em Roraima com informações sobre saúde mental e valorização da vida, a deputada Catarina Guerra decidiu mandar traduzi-la para a língua espanhola.

Conforme a parlamentar, o Estado de Roraima tem sido um refúgio para muitos imigrantes venezuelanos que buscam melhores condições de vida e a cartilha em Espanhol é mais um reforço nesse trabalho de informação sobre saúde mental e valorização da vida que sua equipe realiza desde o ano passado.

“Nosso objetivo com esse material é orientar os imigrantes venezuelanos que moram em Roraima e também sofrem de doenças psiquiátricas a buscar ajuda e oferecer apoio neste momento tão difícil, afinal, a dor e a angústia não escolhem nacionalidade e nem idioma, mas podem ser tratadas”, enfatiza a parlamentar.

Veja o vídeo:

🎗A cartilha de prevenção ao suicídio em Espanhol é mais um reforço nesse trabalho de informação sobre saúde mental e valorização da vida que realizamos desde o ano passado. Nosso objetivo com esse material é orientar os imigrantes venezuelanos que moram em Roraima e também sofrem de doenças psíquicas a buscar ajuda e oferecer apoio neste momento tão difícil. Afinal, dor e a angústia não escolhem nacionalidade e nem idioma, mas podem ser tratadas 💛#CatarinaGuerra #DeputadaEstadual #CoragemParaLutarPorVocê #CartilhaEmEspanhol

Posted by Catarina Guerra on Friday, September 25, 2020

Distribuição nacional

Desde o seu lançamento, durante o Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, realizado em 13 de junho de 2019 na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), a cartilha tem despertado o interesse não apenas em Roraima, mas também em vários estados brasileiros.

Com o apoio da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), a versão em Português da cartilha já está sendo distribuída nos estados de Pernambuco, Sergipe, Amapá, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

De acordo com Catarina, a cartilha já está disponível para download no site www.catarinaguerra.com.br.

DA REDAÇÃO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4274 0
COMPROMISSO FIRMADO: Shéridan e Zé Haroldo registram o Plano de Governo em cartório http://opinativa.net/?p=4271 http://opinativa.net/?p=4271#respond Fri, 25 Sep 2020 19:59:43 +0000 http://opinativa.net/?p=4271
O destaque é a prestação dos serviços públicos em diversas áreas, como saúde, educação e atenção social / Foto: Ascom/Shéridan /

Shéridan (PSDB), pré-candidata à prefeitura de Boa Vista e Zé Haroldo (PSD), pré-candidato a vice, registraram o Plano de Governo no Cartório Loureiro, na manhã desta sexta-feira (25). A chapa foi a única a assumir esse compromisso com reconhecimento de assinatura em Cartório, que constará no documento entregue à Justiça Eleitoral.

Shéridan e Zé Haroldo se comprometeram publicamente a proteger as pessoas, e melhorar a economia da cidade, com diretrizes que irão nortear a gestão do município a partir de 2021, além de muitas propostas para Boa Vista seguir em frente. São destaque a prestação dos serviços públicos em diversas áreas, como saúde, educação e atenção social.

O Plano de Governo será apresentado aos eleitores ao longo da campanha e ficará disponível à população no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/ RR). Segundo Shéridan, sua gestão “terá como principal objetivo a proteção das pessoas. Será um mandato participativo e transparente, ordenando o que é prioridade nos investimentos”. 

Os planos de governo são ferramentas úteis para o eleitor se informar a respeito das ideias e das prioridades de cada candidato. O documento também ajudará a sociedade a cobrar dos eleitos aquilo que prometeram. Logo após o registro do documento da coligação no Cartório, foi feito o registro da candidatura de Shéridan e Zé Haroldo junto à justiça eleitoral. 

REGISTRO DA CANDIDATURA – De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) amanhã, 26 de setembro, é o último dia para os partidos políticos e as Coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de seus candidatos. O prazo está previsto na Lei nº 9.504/1997, artigo 11, caput.

DA REDAÇÃO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4271 0
ELEIÇÕES 2020: UFRR realiza primeiros debates com candidatos à Prefeitura de Boa Vista http://opinativa.net/?p=4267 http://opinativa.net/?p=4267#respond Fri, 25 Sep 2020 19:54:52 +0000 http://opinativa.net/?p=4267
A intenção do ciclo de debates on-line é discutir os problemas e soluções para as questões da cidade a partir das indagações de pesquisadores e professores da instituição / Foto: Divulgação /

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoverá um ciclo de debates on-line com os candidatos a prefeito de Boa Vista nas próximas eleições. A intenção é discutir os problemas e soluções para as questões da cidade a partir das indagações de pesquisadores e professores da instituição.

O primeiro “Ciclo de Debates Políticos Eleitoral: Candidatos à prefeitura de Boa Vista nas Eleições 2020” está sendo organizado pelos professores Américo Alves de Lyra Junior e Maria das Graças Santos Dias. 

“Queremos refletir as narrativas dos candidatos, analisando discursos e propostas ao tempo que se compreende o tratamento dispensado, pelos candidatos, a respeito de temas como democracia, pluralidade étnica e racial, economia, emprego e desenvolvimento”, explica Américo.

A primeira atividade do ciclo será no dia 28 de setembro, a partir das 19h, com uma série de palestras transmitidas pelo link http://coferenciaweb.rnp.br/webconf/americo-2.

As inscrições  devem ser feitas neste formulário: https://forms.gle/6jR3LawaUeFQtzjJ8.

O ciclo de debates continuará, sempre a partir das 19h, com os professores Maria das Graças Santos Dias, Américo Alves de Lyra Junior, Roberto Ramos Santos, Cleber Batalha Franklin e Mauro Campelo conversando com os candidatos nesta sequência de datas:

 29/9, com Antonio Nicoletti;

01/10, com Arthur Henrique;

06/10, com Fábio Almeida;

08/10, com Gerlane Baccarin;

13/10, com Isamar Ramalho;

22/10, com José Ottaci;

15/10, com Linoberg Almeida;

20/10, com Luciano Castro

27/10, com Shaolyn Gomes; e

29/10, com Shéridan Oliveira.

O ciclo conta com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Napri) Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Amazônia (Nupepa), Centro de Ciências Humanas (CCH) e Canja com Direito.

Para inscrever-se no ciclo, acesse este formulário: https://forms.gle/6jR3LawaUeFQtzjJ8.

FONTE: PORTAL UFRR

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4267 0
TRE/RR lança projeto Mesário-Universitário http://opinativa.net/?p=4264 http://opinativa.net/?p=4264#respond Fri, 25 Sep 2020 19:32:22 +0000 http://opinativa.net/?p=4264
As atividades executadas pelos acadêmicos resultarão em, no mínimo, 30 horas extracurriculares / Foto: Ascom/TRE-RR /

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE/RR lançou o projeto Mesário-Universitário, com o objetivo de atrair mesários voluntários e garantir a participação cidadã de estudantes universitários no processo democrático. O acordo de cooperação que norteia o projeto já tem a adesão das seguintes instituições: Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdade Estácio Atual, Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), Faculdades Cathedral e Claretiano.

A convocação de mesários para os pleitos eleitorais sempre foi uma ação que exigiu um trabalho demasiado dos Cartórios Eleitorais, em meio a tantas outras atividades a serem realizadas. A grande dificuldade está nas limitações físicas do Tribunal, em dispor de diminuto número de oficiais de justiça para cumprir as notificações de mesários.

De acordo com o presidente da Comissão de Mesários, Randerson Aguiar,  a formalização de acordos dessa natureza contribui para sanar a deficiência de pessoal do tribunal e também para estimular o trabalho voluntário dos eleitores em busca de uma participação mais efetiva nos pleitos eleitorais. “Esse projeto é uma ferramenta capaz de minimizar custos com a convocação de mesários e estimular o trabalho voluntário, além de selecionar um corpo de mesários mais qualificado”.

 O Projeto propõe em contrapartida, além das folgas em dobro pelos dias de convocação (art. 98, Lei n.º 9.504/97), um crédito de 30 horas em horas de atividades complementares ao universitário. No caso de Boa Vista, se houver segundo turno, esse crédito terá o acréscimo de mais 10 horas.

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO:

a) inscrever-se no Projeto Mesário-Universitário através do link: http://www.trerr.jus.br/site/mesarioVoluntario.html, no sitio do TRE-RR: www.tre-rr.jus.br, ou diretamente no Cartório Eleitoral mais próximo;

b) ter idade mínima de 18 anos completos no dia do pleito Eleitoral (15/11/2020);

c) estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Acordante;

d) realizar as atividades inerentes à função de Mesário, no local designado, no dia da eleição, inclusive em segundo turno, se houver;

e) não incorrer em nenhuma das causas de impedimento

NÃO poderão participar do Projeto os alunos que:

a) sejam candidatos ao Pleito Eleitoral;

b) tenham qualquer relação de parentesco com candidatos, ainda que por afinidade, até o segundo grau;

c) cujos cônjuges sejam candidatos ou tenham relação de parentesco, até o segundo grau, com candidatos;

d) sejam membros de diretórios de partidos, desde que exerçam função executiva;

e) sejam autoridades ou agentes policiais;

f) desempenhem cargos de confiança no Poder Executivo Municipal; e

g) pertençam ao serviço eleitoral, conforme o disposto no art. 120, § 1º, do Código Eleitoral.

DA REDAÇÃO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4264 0
ESTOQUE BAIXO: Governo reforça campanha de captação de sangue no Hemoraima http://opinativa.net/?p=4261 http://opinativa.net/?p=4261#respond Fri, 25 Sep 2020 14:17:30 +0000 http://opinativa.net/?p=4261
A primeira-dama Simone Denarium fez a doação e pediu que a população compareça ao local para contribuir também / Foto: Fernando Oliveira /

Doar sangue é um gesto de pode salvar muitas vidas e para reforçar o estoque no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), o governador Antonio Denarium, acompanhado da primeira-dama Simone Denarium, participou nesta quinta-feira, 24, da campanha de doação. A iniciativa tem como objetivo incentivar outras pessoas a irem até a unidade fazer a doação. A ideia é estabilizar o estoque que se encontra em estado crítico.

“O Governo de Roraima revitalizou totalmente o Hemoraima, com 10 novos leitos, para captação de sague. Doar sangue é um gesto de amor ao próximo. Faça uma doação e salve vidas. É o Governo de Roraima trabalhando por uma saúde de melhor qualidade”, destacou Antonio Denarium.

Além do governador, secretários e servidores também participaram desta ação. A primeira-dama Simone Denarium fez a doação e solicitou que a população compareça ao local para contribuir também. “Convidamos  a população para virem ao hemocentro fazer a doação de sangue e também de medula óssea. Mesmo com a pandemia, estão sendo tomados todos os cuidados. Então, peço à população que venha doar vida, doar amor”, disse Simone.

O Hemoraima funciona de segunda à sexta-feira o dia todo. A cada doação realizada, a pessoa poderá salvar até quatro vidas. Segundo a gerente do Núcleo de Captação, Juliane Uchôa, para se tornar um doador basta a pessoa atender alguns requisitos. “Para se tornar doador é muito simples: basta apenas a pessoas ter mais de 16 anos, ter mais de 50kg, ter descansado pelo menos seis horas durante a noite, se alimentar muito bem e não ter ingerido bebidas alcoólicas”, explicou.

Juliane disse ainda que o Hemocentro atende todas as unidades de saúde do Estado. “Hoje, o nosso banco de estoque está trabalhando no limite para o atendimento das demandas dos hospitais. A nossa maior dificuldade são as demandas de tipagens negativas, principalmente o tipo O-, por serem doadores universais”, ressaltou.

Medula óssea

Além de receber a doação de segue, o Hemoraima realiza também o cadastro para captação de medula óssea. O cadastro é feito de maneira rápida e gratuita, pela própria unidade, bastando o doador comparecer ao local portando um documento original com foto, preencher um formulário e fazer uma coleta de 5ml de sangue.

“As informações ficam em um banco de dados, chamado Redome [Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea]. Essas informações são disponibilizadas para o banco de dados de pacientes. Caso haja compatibilidade entre doador e paciente, se inicia o processo para transplante até o local onde a medula será captada”, completou, acrescentando que esse procedimento ainda não é realizado em Roraima.

WESLEY OLIVEIRA

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4261 0
ENCONTRO PEDAGÓGICO – Ressignificação da prática docente será tema do 2º ciclo http://opinativa.net/?p=4258 http://opinativa.net/?p=4258#respond Fri, 25 Sep 2020 14:12:13 +0000 http://opinativa.net/?p=4258
Evento ocorre em 29 de setembro, das 9h30 às 11h30, pelo canal do IFRR no YouTube / Foto: Ascom/IFRR /

A comissão de acompanhamento, discussão e alinhamento das ações das atividades não presenciais, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Roraima (IFRR), continua, na próxima terça-feira, 29, das 9h30 às 11h30, a programação do 2º Encontro Pedagógico Intercampi, que ocorre de forma virtual, pelo canal do IFRR no YouTube.

Este será o segundo de seis ciclos que integram o evento, voltado para professores, técnicos administrativos em educação e estudantes do instituto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/epi20202, até o dia do encontro. Pessoas da comunidade externa interessadas em discutir o tema também podem se inscrever e participar.

No 2º ciclo será debatido o tema “Ressignificação da prática docente no contexto do ensino não presencial”, com as professoras convidadas Fabrícia da Silva Machado (Instituto Federal do Maranhão) e Rizia Maria Gomes Furtado (Governo de Roraima). O encontro será mediado pela professora e pró-reitora de Ensino do IFRR, Sandra Grützmacher.

A coordenadora técnico-pedagógica do instituto, Thays Carvalho, que também preside a comissão responsável pela organização, esclarece que o objetivo do evento é discutir temáticas referentes ao ensino no atual contexto educacional, de forma integrada e participativa, com os cinco campi do IFRR.

LAURA VERAS

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4258 0
Marcos Jorge toma posse como secretário de Fazenda http://opinativa.net/?p=4255 http://opinativa.net/?p=4255#respond Fri, 25 Sep 2020 01:50:05 +0000 http://opinativa.net/?p=4255
Ex-ministro da Indústria, o novo secretário foi uma escolha técnica do Governo, uma vez que ele compõe a equipe econômica desde o início da atual gestão / Foto: Ederson Brito /

O governador Antonio Denarium empossou nesta quinta-feira (24), Marcos Jorge de Lima como titular da Sefaz (Secretaria de Fazenda). Ele entra no lugar de Marco Antônio Alves, que esteve à frente da pasta nos últimos 18 meses. O novo secretário, que já foi ministro da Indústria, foi uma escolha técnica do Governo do Estado, uma vez que ele compõe a equipe econômica desde o início da atual gestão.

O novo secretário afirma que o objetivo é dar continuidade ao bom trabalho que já vinha sendo feito. “Fico feliz pelo novo desafio. O governador Antonio Denarium estava cercado de uma boa equipe econômica. Sempre estivemos alinhados e estamos a par de toda a estrutura econômica. Vamos focar na melhoria do ambiente de negócios para geração de empregos para fazer um trabalho cada dia melhor pelo Estado de Roraima”, afirmou Lima.

O governador Antonio Denarium afirmou que o novo gestor segue a mesma linha de conduta, prezando pela moralidade, combate à fraude corrupção e boa gestão do dinheiro público. “Ele possui vasta experiência, foi o primeiro roraimense a ser ministro em Brasília, motivo de orgulho para o Estado. Nos auxiliou desde o início no planejamento para o pagamento de dívidas de gestões anteriores. Vamos trabalhar para ampliar a legalidade e a arrecadação do Estado, valorizando os nossos empreendedores e para atrair novos investidores”, disse o governador.

O então secretário Marco Alves esteve em Roraima desde o início da atual gestão. Passou esse tempo todo longe da família e agora retorna para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “Tenho orgulho do trabalho que exerci, do que aprendi e do que pude ensinar. Desejo boa sorte ao Marcos Jorge. Agradeço ao governador pela oportunidade, pelo desafio, acredito que a missão foi bem cumprida, volto pra minha terra com sensação de dever cumprido e pronto para uma nova etapa na minha vida”, declarou.

PERFIL

Marcos Jorge de Lima tem 41 anos. Antes de assumir a Sefaz, ele era titular da Seplan e também foi ministro da Indústria no governo do ex-presidente Temer.

Formado em Administração e mestre em Políticas Públicas e Gestão Governamental, foi superintendente Federal do Ministério da Pesca e Agricultura de Roraima e secretário de Cultura de Roraima.

Dentre outras funções, Marcos Jorge também foi secretário-executivo do Ministério do Esporte, titular do Conselho Deliberativo da ABNT, e dos Conselhos Fiscais da Finame e do BNDES.

Também já ocupou as funções de vice-presidente/Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura. Ele também é titular do Conselho Deliberativo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), dos Conselhos Fiscais da Finame e do BNDES.

Carta de exoneração do secretário destaca avanços na Sefaz

À frente da Sefaz por 18 meses, Marco Antônio Alves assumiu o posto em meio a uma crise financeira sem precedentes, onde os salários dos servidores encontravam-se atrasados, greve generalizada, diversos mandados de segurança para bloqueios de recursos disponíveis nas contas do Governo, atrasos nos repasses aos Poderes e municípios e uma cultura organizacional em crise.

Dentre os destaques da gestão do então secretário Alves está o pagamento dos servidores do Estado em dia e dentro do mês em curso, conforme orientação do governador Antonio Denarium, inclusive com a elaboração de um Calendário de Pagamento.

Alves pontuou também a regularização dos repasses para as Prefeituras em dia; a regularização e repasses em dia dos duododécimos aos Poderes; a regularização dos Termos de Acordos e Convênios que estavam em atraso; a regularização dos repasses constitucionais para a Saúde e Educação; a sistematização do fluxo de pagamentos das Secretarias e Entidades da Administração Indireta, de acordo com os estágios das despesas com o seu devido empenho, liquidação e por fim, o pagamento.

Durante a gestão, Alves assegurou a arrecadação recorde do IPER (Instituto de Previdência de Roraima), fruto dos repasses integrais do Governo do Estado em dia, superando em valores os últimos 5 anos, e garantindo aos assegurados um futuro tranquilo e seguro.

“Depois de anos, o Estado de Roraima cumpriu em 2019 as metas fiscais do Plano de Ajuste Fiscal exigidas pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional e o retorno da confiança, credibilidade e respeito de sindicatos de diversas categorias e órgãos fiscais e de controle, além da expansão do benefício da Lei nº 215/98, para mais produtores rurais que atendiam os requisitos previstos, com o objetivo de estimular o agronegócio no Estado”, frisou.

Mais um avanço na gestão de Alves foi a criação de um sistema de agendamento eletrônico para atendimento na Sefaz e o desembaraço online das notas fiscais eletrônicas (NF-e), automaticamente, o que modernizou o processo.

ISAQUE SANTIAGO e LEANDRO FREITAS

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4255 0
SEBRAE Roraima promove seminário sobre empreendedorismo feminino http://opinativa.net/?p=4252 http://opinativa.net/?p=4252#respond Thu, 24 Sep 2020 04:14:00 +0000 http://opinativa.net/?p=4252
O evento é online e ocorre nesta quinta-feira (24) às 18h30 / Foto: Divulgação /

Ser mãe, esposa, dona de casa e profissional, são algumas das tantas funções da mulher e para 24 milhões de mulheres brasileiras, empreender também é uma delas. E com o objetivo de sensibilizar e fomentar o empreendedorismo feminino em Roraima, SEBRAE realiza o Seminário Encontro com Elas.

O evento é online e ocorre nesta quinta-feira (24) às 18h30. As inscrições são gratuitas e pode ser realizada através da Loja Virtual do SEBRAE Roraima, no link: https://loja.rr.sebrae.com.br/loja/.

A programação do Encontro com Elas traz palestras com temáticas inovadoras e contará com a presença de renomes nacionais, tais como: “Marca pessoal e networking” ministrada por Caroline Reis, Anna Fontes falará sobre “Atitudes Empreendedoras” e Dilma Campos sobre “Criatividade para Vender”.

O Seminário é uma parceria entre o SEBRAE Roraima, o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e o programa Ela Pode.

“A gente espera criar uma rede de mulheres mais conectadas, mais resolvidas e capacitadas, motivando-as para continuar a trabalhar e empreender em seus negócios e, também, trabalhar o empoderamento da mulher empreendedora, de maneira que a gente consiga ajudar essas empresárias a alavancar seus empreendimentos e fazer com que elas reforcem, e até descubram novos talentos no jeito de empreender”, explicou Graciela Missio, analista técnica do SEBRAE Roraima.

Para mais informações, entre em contato conosco através da nossa Central de Relacionamento no 0800 570 0800 ou pelo nosso Whatsapp (95) 98404-4688.

DA REDAÇÃO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4252 0
Governo anuncia construção de sede própria do Colégio Militar Estadual http://opinativa.net/?p=4249 http://opinativa.net/?p=4249#respond Thu, 24 Sep 2020 01:05:24 +0000 http://opinativa.net/?p=4249
Dos atuais 859 alunos dos ensinos fundamental e médio, após a inauguração da nova sede o CME-RR passará a ter capacidade de receber até 1,5 mil estudantes / Foto: Ederson Brito /

Criado em 2012, o CME-PMRR (Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges), finalmente terá sede própria. O governador Antonio Denarium anunciou nesta quarta-feira, 23, no Palácio Senador Hélio Campos, a construção de um prédio para abrigar a unidade de ensino que hoje funciona na API (Academia de Polícia Integrada), no bairro Canarinho.

Essa é uma demanda antiga da comunidade escolar, que há anos almejava por um prédio próprio. Atualmente, a unidade atende 859 alunos dos ensinos fundamental e médio. Com a construção da nova sede, passará a ter capacidade de receber até 1,5 mil alunos.

O governador Antonio Denarium afirmou que o anúncio vem em um momento relevante para a unidade de ensino. Recentemente, o MEC (Ministério da Educação) divulgou as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Colégio Militar Estadual obteve 7,6, nota bem acima da média nacional que ficou em 4,9.

“Essa é a maior nota da Região Norte e coloca a unidade como o 7º melhor colégio militar do Brasil. Isso reflete o comprometimento do Governo do Estado para com o desenvolvimento da educação. Os recursos para essa obra serão garantidos pela nossa bancada em Brasília, em especial dos deputados federais Jhonatan de Jesus e Sheridan de Oliveira”, disse.

A diretora da unidade, a coronel da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Valdeane Alves de Oliveira, afirmou que a nova sede vai proporcionar um ambiente para que os alunos tenham um melhor aproveitamento. “Além de um melhor aproveitamento, o novo prédio vai viabilizar uma nota maior nas próximas avaliações do Ideb, pois a estrutura das salas de aula, laboratórios e todo o restante é levada em conta. Isso vai posicionar o nosso colégio militar entre as melhores escolas do Brasil”, comemorou.

Para o presidente da Associação de Pais e Mestres, Waldmar de Azevedo Lima, a construção da sede própria representa uma conquista para a comunidade escolar. “Tenho uma filha que está no 9º ano do ensino fundamental. Nós, como pais, procuramos proporcionar o melhor ensino para os nossos filhos e sei que no colégio militar tenho isso. Com uma sede própria, a qualidade do ensino vai melhorar ainda mais”, disse.

O deputado federal Jhonatan de Jesus afirmou que vai trabalhar em conjunto com os demais parlamentares da bancada federal para alocar recursos para a construção da unidade. “Sabemos da importância e da diferença que estudar em uma unidade de referência faz para a vida escolar do estudante. Com a sede própria, poderemos proporcionar isso para mais famílias”, declarou o parlamentar.

ISAQUE SANTIAGO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4249 0
TRT11 abre inscrições para cadastro de peritos, tradutores e intérpretes http://opinativa.net/?p=4247 http://opinativa.net/?p=4247#respond Thu, 24 Sep 2020 00:58:46 +0000 http://opinativa.net/?p=4247
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 13 de outubro / Foto: Divulgação /

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), a partir do dia 13 de outubro, abrirá as inscrições para o credenciamento, no Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária AJ/JT, de peritos, tradutores e intérpretes para atuação nos processos judiciais de competência do Regional, incluindo aqueles envolvendo beneficiários da justiça gratuita.

O edital, que estabelece os requisitos a serem cumpridos e os documentos a serem apresentados pelos interessados em prestar serviço de perícia ou de exame técnico, tradução e interpretação, foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), dia 16 de setembro. Pode ser consultado no portal do Tribunal (www.trt11.jus.br), no menu Serviços.

Resolução CSJT nº 247, de 25 de outubro de 2019, instituiu, no âmbito da Justiça do Trabalho, o sistema AJ/JT, destinado ao cadastro e gerenciamento de peritos, tradutores e intérpretes.

Inscrições

A inscrição deve ser realizada exclusivamente no Sistema AJ/JT, o qual pode ser acessado no Portal do Tribunal, no menu Serviços, Cadastro de Peritos (CPTEC) ou no endereço portal.sigeo.jt.jus.br/portal-externo (ícone usuário externo/cadastro, no canto superior direito da página).

Os interessados deverão fornecer as informações obrigatórias e assinar o termo de compromisso relativo às exigências e às obrigações impostas pela Resolução CSJT nº. 247, de 2019.

Devem apresentar, também, pelo Sistema AJ/JT, a cópia digitalizada dos documentos exigidos, entre eles carteira do conselho/órgão de classe respectivo, carteira ou certidão emitidas pela junta comercial para as profissões de tradutor e de intérprete, certidão de regularidade junto ao órgão de classe, comprovante de inscrição municipal no Cadastro de Contribuintes e comprovante de pagamento do ISSQN ao município, se for o caso.

Cadastro

O credenciamento é obrigatório mesmo para os profissionais já cadastrados no atual sistema do TRT11 (CPTEC) e/ou que já possuem cadastro no Sistema PJe, sendo vedada a nomeação de profissional que não esteja regularmente inscrito no sistema AJ/JT por força do art. 11 da Resolução CSJT nº 247/2019.

Destaca-se, ainda, que os peritos, intérpretes e tradutores que já tenham sido designados para atuar em algum processo até 13 de outubro deste ano não precisarão se cadastrar para receber os respectivos honorários, sendo o cadastro obrigatório apenas para novas designações.

O cadastramento do profissional no sistema AJ/JT não assegura direito subjetivo à nomeação para efetiva atuação, que será realizada, equitativamente, de acordo com a necessidade do juízo, a impessoalidade, a capacidade técnica do profissional e sua participação em trabalhos anteriores.

DA REDAÇÃO

]]>
http://opinativa.net/?feed=rss2&p=4247 0